20 de janeiro de 2015

Como tá a quadra?


Mais tradicional do que “Manifestação começou pacífica e terminou em confusão”, a pergunta do título é um clássico das coletivas inaugurais de torneios. Uns reclamam, outros agradecem. Uns são políticos, outros nem percebem diferenças ou mudam de assunto pra falar da bola, do tempo, etc. Por motivos diversos – como não reclamar da bola se a marca oficial também for sua patrocinadora ou elogiar o torneio como um todo se a relação atleta-organização for boa – cada um segue um caminho.

Mesmo nas entrevistas pré-Australian Open o assunto já era explorado e, o mais interessante, as percepções muitas vezes variavam entre os tenistas. Comparando com o US Open, Petra Kvitova acha as quadras de Nova York mais lentas, enquanto Andy Murray elogia as bolas mais lentas... de Melbourne. Nem casal chega a um consenso sobre o tema: Maria Sharapova diz que as quadras estão mais rápidas do que em 2014. Grigor Dimitrov discorda. Bomba! CRISE!!!

Abaixo, um pouco das sensações dos tenistas “out there”.

Pré-Australian Open
Andy Murray
Gosto das bolas que usam aqui, um pouco mais lentas do que as do US Open.

Petra Kvitova
Nunca fui bem no US Open, então acho que lá é um pouco mais lento do que aqui.

Maria Sharapova
Acho que as três quadras que treinei até agora estão um pouco diferentes (do ano passado), um pouco mais rápidas, o que eu gosto.

Grigor Dimitrov
Não acho que as quadras estão mais rápidas do que no ano passado.

Novak Djokovic
No ano passado já achei que elas estavam mais rápidas do que no ano anterior.

Lleyton Hewitt, após treino na Rod Laver Arena
Eu diria que está um pouco mais lenta do que as outras.

Após a 1ª Rodada
Andy Murray, que jogou na Margaret Court Arena
Sinto que é mais rápida que a Rod Laver e a Hisense. Talvez a quadra não seja tão mais rápida, mas quando está seco e com sol, as condições são rápidas.

Novak Djokovic
As quadras estão um pouco mais rápidas do que nos dois últimos anos. Estou me acostumando, assim como os outros jogadores.

A conclusão de tudo isso? Veja bem,